.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CUIDADO COM O SOL

por Julieta El-Khouri

Os raios ultravioleta UVA vem causando males irreversíveis a quem fica exposto ao sol. Veja como ficou a pele de um senhor de 69 anos, que, por exercer a profissão de caminhoneiro, teve que expor seu rosto ao sol, de um só lado. A diferença na pele é incrível: do lado que ficou exposto ao sol parece que é, pelo menos, 10 anos mais velho.

Brasil 247.com 25/06/2012

A foto chocante do rosto de um ex-caminhoneiro é testemunha concreta dos danos cutâneos causados pela prolongada exposição aos raios ultravioleta

25 de Junho de 2012 às 09:25
Foto: Northwestern University, Chicago, IL

O lado esquerdo (à direita na foto) do rosto desse ex-motorista de caminhão mostra o envelhecimento precoce da pele devido à prolongada exposição ao sol, sem o uso de qualquer proteção.
De um lado, o rosto demonstra os 69 anos desse homem, do outro lado ele parece ser vinte anos mais velho. No entanto, o que você vê na foto são as duas faces (sem nenhum retoque de photoshop) da mesma pessoa: um homem que durante 28 anos guiou caminhões, expondo apenas a metade do rosto aos raios solares que atravessavam o vidro do seu veículo.


Confronto implacável
A foto faz parte de um artigo recentemente publicado na revista médico-científica norte-americana New England Journal of Medicine. O caso desse paciente, que apresentou um gradua e assintomático espessamento da pela do lado esquerdo do seu rosto, junto a um progressivo aumento das rugas, foi considerado emblemático por dois pesquisadores da Northwestern University de Chicago. Eles decidiram divulgar a sua foto para difundir uma prova concreta do envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas.

O paciente sofre de “dermatoheliosis unilateral” (dos termos gregos derma, pele, e hélios, sol). A moléstia é também chamada de foto-envelhecimento, a degeneração em grau elevado da pele, com consequente perda da elasticidade dos tecidos causada pela excessiva exposição (voluntária ou involuntária) aos raios solares. Nesse caso em particular, os responsáveis seriam os raios ultravioleta que, passando através do vidro da janela do veículo, penetraram na epiderme do motorista até atingirem as camadas superiores do derma. Menos energéticos do que os raios solares UVB, que são em grande parte filtrados pela ozonosfera, os UVA estão associados a mutações do DNA e a toxidades responsáveis pelo aparecimento de alguns tumores cutâneos , como o melanoma. Infelizmente, cerca de 99% dos raios solares que chegam à superfície terrestre são formados de UVA, que penetram profundamente na pele.

Cremes protetores para todos
Ao paciente em questão foram prescritos controles regulares para a prevenção do câncer de pele, retinoides tópicos (fármacos que regulam o crescimento das células do epitélio, usados no tratamento de alguns tumores cutâneos) e o uso regular de protetores cutâneos de alto poder. Estamos ainda na metade do inverno, mas no Brasil, país tropical, com alta incidência de luz solar, convém precaver-se de forma permanente, usando a proteção mais adequada para cada tipo de pele. Se o risco do melanoma nos parece remoto, examine novamente a foto do motorista. Ela pode servir de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário