.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ESTUDANTES DEFENDEM GREVISTAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

por Julieta El-Khouri

Veja que incrível.
Após passar quase 20 dias em silêncio sobre a greve das Universidades Federais, que já atinge mais da metade das instituições de ensino superior federal, a Rede Globo resolveu falar sobre o assunto. E como?
Evidentemente, detonando o movimento: estudantes tentando invadir o MEC, quebrando os vidros, etc. E ainda informam que cinco policiais ficaram feridos.
Mas eu vi as filmagens e as cenas eram diferentes: os estudantes e professores foram agredidos pelos policiais com cassetetes e gás pimenta, e a Globo manipula e mente, de novo. Vocês viram?
Lembrando que as reivindicações dos professores são:
  1. a incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios;
  2. variação de 5% entre níveis a partir do piso para 20 horas de trabalho referente ao salário mínimo do Dieese (hoje R$ 2.329,35) e
  3. percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
O ministro Aluísio Mercadante (do PT - Partido dos Trabalhadores) declarou:
Por que a greve neste momento? Nós cumprimos o acordo e as negociações estão em aberto e o pequeno atraso não prejudica a negociação. Não há necessidade de uma greve neste momento. O governo cumpriu o seu acordo, o atraso se deve a demora da tramitação no Congresso e a negociação esteve sempre aberta. Não há razões para uma greve em maio de 2012”.

Sei lá o que os professores podem estar querendo, não é? Vai ver que são todos psicopatas querendo prejudicar 1 milhão de alunos. Vai saber...



 
 05/06/2012 13h49- Atualizado em 05/06/2012 18h51 - G1

Estudantes quebram porta ao tentar invadir Ministério da Educação

Polícia informou que foram duas tentativas de invasão, mas sem sucesso.
Sargento confirmou que cinco policiais ficaram feridos e ninguém foi preso.

Cerca de 200 estudantes tentaram invadir a sede do Ministério da Educação por volta das 12h50 desta terça-feira (5). No total, 30 policiais militares foram acionados para fazer a segurança do prédio. Segundo sargento Matias Costa Siqueira, foram duas tentativas de invasão, mas nenhum estudante conseguiu entrar no prédio.

Siqueira informou ainda que cinco policiais ficaram feridos. “Todos eles estavam encapuzados e arremessaram pedras, pedaços de pau, garrafas de água, latas de cerveja, canos de guarda-chuvas, latas de tintas e bandeiras contra os policiais e a portaria do ministério” contou.

A polícia informou que dois estudantes foram identificados, mas ninguém havia sido preso. Cerca de 20 policiais foram colocados na entrada principal do ministério para impedir novas tentativas de invasão.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, houve "excesso". "Quebrar vidro não faz parte de manifestação, não é necessário. O MEC recebe todo mundo", disse. "Não é aceitável danificar patrimônio público."Educação, em Brasília".


Nenhum comentário:

Postar um comentário